Brasil está pior que EU em ranking ambiental (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.
O "2010 Environmental Performance Index" é elaborado a cada dois anos por especialistas das Universidades de Yale e Columbia.
A terceira edição, lançada semana passada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, avaliou 163 países em 25 parâmetros. Entre eles estavam: meio ambiente, qualidade do ar, cuidado com recursos hídricos, biodiversidade, florestas, pesca, agricultura e mudanças climáticas.
No topo do ranking, a Islândia se destaca por seu controle da poluição, gerenciamento de recursos naturais e reflorestamento.
Suíça, Costa Rica e Noruega também se saíram bem com seus investimentos em infra-estrutura, controle de poluição e políticas que visam a sustentabilidade a longo prazo
As últimas cinco posições são ocupadas por Togo, Angola, Mauritânia, República Centro-Africana e Serra Leoa.
Os Estados Unidos estão na posição 61. O país teve bons resultados em questões como provisões de água potável e sustentabilidade de florestas. Já nos quesitos que envolvem emissões de gases causadores do efeito estufa e poluição do ar o país se saiu bem mal.
Reino Unido, em 14º, Japão, em 20º e mais de 20 outros membros da União Européia se saíram melhor que os EUA. Vale ressaltar que a posição americana não leva ainda em conta as novas políticas do presidente Barack Obama.
O Brasil está em 62, seguido pela Rússia. A China está em 121 e a Índia em 123.