Mundo

Brasil é membro fundador da Academia Anticorrupção

País assinou, em Viena, acordo de criação de um academia de capacitação de especialistas contra a corrupção

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2010 às 10h55.

Brasília - A partir de 2011, a Academia Internacional Anticorrupção, uma organização de iniciativa do governo da Áustria, vai capacitar especialistas que trabalham diretamente na luta contra a corrupção. O Brasil assinou, em Viena, o acordo de criação da academia e tornou-se membro fundador da organização.

De acordo com o ministro-chefe interino da Controladoria-Geral da União, Luiz Navarro, a academia vai oferecer cursos para formar profissionais capacitados em combater a corrupção. Além disso, a academia terá uma plataforma para o diálogo entre os representantes dos países que fazem parte da organização.

"É uma iniciativa muito importante, que foi discutida em várias oportunidades. Já tem uma sede, que fica nos arredores de Viena, e vai funcionar com professores peritos no combate e prevenção à corrupção. Também haverá treinamento para diversos públicos em técnicas avançadas na área", disse Navarro.

Segundo ele, um dos objetivos dos países-membros é criar sedes regionais da academia. "O Brasil pleiteia uma dessas sedes regionais, mas a academia foi recém-criada. Por isso, deve demorar um pouco." A organização também conta com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e é reconhecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A academia poderá complementar a assistência técnica fornecida pelo UNODC para a implementação da Convenção da ONU contra a corrupção. Por ter assinado o acordo antes do final deste ano, o Brasil participará da Assembleia de Partes, órgão máximo de direção da organização.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCorrupçãoDados de BrasilEscândalosEstadoFraudes

Mais de Mundo

Kamala Harris obtém delegados suficientes para confirmar candidatura um dia após Biden desistir

Kamala associa Trump a abusadores e golpistas em 1º comício após desistência de Biden

Kamala bate recorde de doações, conquista delegados e deve fechar nomeação nesta semana

Após fala de Maduro, Lula envia Celso Amorim para acompanhar eleição na Venezuela

Mais na Exame