Mundo

Blogueiro crítico do regime vietnamita é preso

Truong Duy Nhat, de 49 anos, é acusado de ter "abusado das liberdades democráticas e de atacar os interesses do Estado"


	Policiais em frente a um tribunal de Hanói: as prisões de blogueiros, advogados e militantes de oposição são frequentes
 (Ian Timberlake)

Policiais em frente a um tribunal de Hanói: as prisões de blogueiros, advogados e militantes de oposição são frequentes (Ian Timberlake)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2013 às 11h27.

Hanói - Um famoso blogueiro vietnamita foi detido por seus artigos contrários ao regime comunista de Hanói, informou nesta segunda-feira a agência de notícias oficial. Algumas organizações descreveram o momento como uma nova onda de repressão à resistência.

De acordo com o jornal Tuoi Tre, Truong Duy Nhat, de 49 anos, foi preso no domingo em sua casa, que fica na cidade de Danang. Nhat, que foi levado à capital Hanói, é acusado de ter "abusado das liberdades democráticas e de atacar os interesses do Estado". Se condenado, sua pena pode chegar a sete anos de prisão.

Nhat é o autor do blog "Um ponto de vista diferente", no qual publicou críticas e comentários sobre a situação do país, "gerando calorosos debates" na internet, acrescentou o jornal.

Em um texto publicado em abril, Nhat pediu a demissão de altos dirigentes vietnamitas.

"Já chegou o momento de termos um novo secretário-geral do partido e um novo primeiro-ministro para salvar o país das dificuldades econômicas e políticas", escreveu.

O blogueiro trabalhou para a imprensa oficial em 2011, antes de se dedicar ao blog sobre temas políticos delicados. Sua página foi logo tirada do ar.

Todos os meios de comunicação do Vietnã são administrados pelo Estado e as prisões de blogueiros, advogados e militantes de oposição são frequentes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaPrisõesVietnã

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala