Mundo

Blinken diz que governo dos EUA está 'desapontado' com a construção de assentamentos na Cisjordânia

Secretário de Estado americano também afirmou que instalações são 'contraproducentes para alcançar uma paz duradoura' e enfraquecem a segurança de Israel

Antony Blinken, Secretário de Estado dos EUA (Win McNamee/Getty Images)

Antony Blinken, Secretário de Estado dos EUA (Win McNamee/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 16h00.

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse nesta sexta-feira que o governo americano está “desapontado” com o anúncio de que Israel pretende aprovar a construção de mais de 3,3 mil novas casas em assentamentos ilegais na Cisjordânia.

A declaração ocorreu durante a visita de Blinken à Argentina. Ele também comentou sobre o plano do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para o pós-guerra na Faixa de Gaza.

— Vi os relatórios, não vi o plano. Quero reservar o julgamento até ver os detalhes — disse ele, que na sequência respondeu uma pergunta sobre os assentamentos. — Tenho que dizer que estamos desapontados com o anúncio [das construções na Cisjordânia]. Isso apenas enfraquece, e não fortalece, a segurança de Israel. Nossa administração mantém uma firme oposição à expansão dos assentamentos — continuou.

Blinken expôs que “há muito tempo, é entendimento dos Estados Unidos, tanto sob administrações republicanas quanto democratas, que novos assentamentos são contraproducentes para alcançar uma paz duradoura”, e que são “inconsistentes com o direito internacional”. Ele ainda relembrou os “princípios básicos” estabelecidos pelos EUA e que determinam que “não deve haver reocupação israelense em Gaza”, e que o tamanho do enclave “não deve ser reduzido”.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)HamasIsrael

Mais de Mundo

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil hipersônico

Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Pudong: expansão estratégica em Xangai