Mundo

Bin Laden planejava mudar nome da Al-Qaeda

Terrorista estaria preocupado com a imagem de sua organização e queria nome de maior apelo religioso

Soldados americanos encontraram estudos de Bin Laden para mudar o nome do grupo terrorista (Hamid Mir/Editor/Ausaf Newspaper for Daily Dawn/Reuters)

Soldados americanos encontraram estudos de Bin Laden para mudar o nome do grupo terrorista (Hamid Mir/Editor/Ausaf Newspaper for Daily Dawn/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2011 às 20h34.

Washington - Preocupado com a imagem de sua rede terrorista, Osama bin Laden planejava mudar o nome da Al-Qaeda, revelou nesta sexta-feira um funcionário americano, que pediu para não ser identificado. No entendimento de Bin Laden, o nome Al-Qaeda não tinha o apelo religioso necessário.

Em uma carta recuperada na casa onde Bin Laden foi morto por comandos americanos, no Paquistão, o líder da rede terrorista analisa os possíveis nomes para reforçar a ideia de jihah (guerra santa) em sua organização.

"Era uma espécie de estudo de mudança de marca" para a Al-Qaeda, explicou o funcionário à AFP.

Entre os nomes analisados por Bin Laden estão "Taifat al-Tawhed Wal-Yihad" (Grupo do Monoteísmo e Jihad) e Jama'at I'Adat al-Khilafat al-Rashida (Restauração do Grupo do Califado).

O nome completo da rede terrorista era Al-Qaeda al-Jihad (A Base da Guerra Santa), mas acabou se popularizando apenas como Al-Qaeda, o que para Bin Laden era um problema.

"Para ele, isto reduzia o aspecto religioso da missão da Al-Qaeda e permitia ao Ocidente descrever a organização como algo sem vínculo religioso", analisou o funcionário.

Bin Laden queria reforçar a ideia de que os Estados Unidos estavam em "guerra contra o Islã". "Estava frustrado" porque muita gente não via a luta da Al-Qaeda como uma guerra santa.

Segundo o funcionário, a carta foi escrita há menos de dois anos, "mas desconhecemos seu destinatário ou se foi enviada". Logo após a publicação da carta, propostas com novos nomes para a rede explodiram na Internet.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaIslamismoOsama bin LadenPolíticosTerrorismo

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA