Mundo

Biden escolhe utilizar conta oficial da presidência dos EUA no Twitter

O perfil @POTUS praticamente não foi utilizado por Trump nos últimos quatro anos

Joe Biden: presidente dos EUA apoia o direito das mulheres de escolher se querem continuar a gravidez. (Jim Lo Scalzo/Reuters)

Joe Biden: presidente dos EUA apoia o direito das mulheres de escolher se querem continuar a gravidez. (Jim Lo Scalzo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 16h10.

Última atualização em 20 de janeiro de 2021 às 16h12.

Em contraste com seu antecessor, Donald Trump, o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu utilizar a conta oficial da presidência no Twitter enquanto estiver à frente do país. A partir desta quarta-feira, o democrata vai se comunicar por meio do perfil @POTUS (sigla para President of The United States, ou Presidente dos Estados Unidos), deixando de lado sua conta pessoal, @JoeBiden.

O perfil @POTUS praticamente não foi utilizado por Trump nos últimos quatro anos. Ele preferia a conta pessoal - agora banida pelo Twitter por compartilhar notícias falsas e incentivar a invasão do Capitólio - para fazer, inclusive, comunicados de governo.

As poucas postagens feitas pelo republicano foram retiradas da conta oficial da presidência e estão armazenadas no perfil @POTUS45, em respeito à condição de documento histórico.

Biden já fez sua primeira declaração no perfil oficial do governo.

"Não há tempo a perder quando se trata de enfrentar as crises que enfrentamos. É por isso que hoje estou indo para o Salão Oval para começar a trabalhar, entregando ações ousadas e alívio imediato para as famílias americanas", publicou o presidente norte-americano, reforçando que deve assinar, ainda nesta quarta medidas administrativas.

Em termos multilaterais, a grande expectativa é pelo anúncio do retorno dos EUA ao Acordo de Paris e à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Também pode haver o envio oficial ao Congresso do pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão, voltado ao combate à crise econômica no país.

A vice-presidente Kamala Harris também optou por fazer uso do perfil institucional @VP, igualmente já em funcionamento. "Pronta para servir", tuitou a ex-senadora.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Joe BidenTwitter

Mais de Mundo

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social