Mundo

Biden convida Bolsonaro e outros 39 líderes para cúpula sobre clima

A nota ressalta que o objetivo do encontro é discutir a urgência e os benefícios econômicos de uma ação climática mais firme

Biden: de acordo com o governo americano, a intenção de Biden é anunciar "metas ambiciosas" para emissões (Kevin Lamarque/Reuters)

Biden: de acordo com o governo americano, a intenção de Biden é anunciar "metas ambiciosas" para emissões (Kevin Lamarque/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de março de 2021 às 17h50.

Última atualização em 26 de março de 2021 às 18h01.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, está entre os 40 líderes globais convidados pelo líder americano, Joe Biden, para cúpula virtual sobre o clima marcada para os dias 22 e 23 de abril. Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira pela Casa Branca, também foram convocados os chefes de Estado da Rússia, Vladimir Putin e da China, Xi Jinping, além das principais potências europeias.

A nota ressalta que o objetivo do encontro é discutir a urgência e os benefícios econômicos de uma ação climática mais firme.

A reunião também vai preparar as bases para a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26), que ocorrerá em novembro, em Glasgow, no Reino Unido.

O evento terá a participação do Fórum de Energia e Clima de Grandes Economias, que reúne 17 países que respondem por 80% das emissões globais de carbono.

Além deles, também foram chamadas nações que "demonstram forte liderança no clima" e que estão vulneráveis ao aquecimento global.

Ainda de acordo com o governo americano, a intenção de Biden é anunciar "metas ambiciosas" para emissões.

"Em seu convite, o presidente instou líderes a usar a cúpula como oportunidade para sublinhar como os seus países pretendem contribuir para uma ambição climática ambiciosa mais forte", diz a nota.

Acompanhe tudo sobre:ClimaDesmatamentoJair BolsonaroJoe BidenMudanças climáticasVladimir PutinXi Jinping

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal