Mundo

Bicicletadas reivindicam mais espaço para ciclistas nas cidades

Movimento surgiu no Brasil inspirado em grupos de ciclistas do mundo todo

O objetivo do movimento não é simplesmente pedalar, mas também possibilitar a integração dos ciclistas, conscientizar e buscar condições mais favoráveis para o uso da bicicleta (Divulgação/Vida Simples)

O objetivo do movimento não é simplesmente pedalar, mas também possibilitar a integração dos ciclistas, conscientizar e buscar condições mais favoráveis para o uso da bicicleta (Divulgação/Vida Simples)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2011 às 11h51.

São Paulo - A Bicicletada é um movimento que une os ciclistas em busca de um objetivo em comum: reivindicar o espaço que lhes cabe nas ruas. Inspirada em movimentos estrangeiros, a bicicletada chegou ao Brasil e acontece em boa parte das cidades em todo o território nacional.

Buscar espaço para as bikes nas ruas inclui diversos outros conceitos, como o respeito, a conscientização de que a bicicleta pode ser usada como meio de transporte, e não somente para o lazer, e também a sustentabilidade, já que incentiva o uso de um transporte totalmente livre de poluentes.

No site Bicicletada.org é possível saber quando ocorrem os encontros em todas as regiões do país, desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas. O portal também oferece dicas para quem quer participar ou criar uma bicicletada em sua cidade.

Um dos pontos mais importantes a ser considerado por quem quer promover uma prática como essa é que a Bicicletada não tem líderes ou estatutos e deve ocorrer de acordo com as necessidades locais e intuito dos grupos participantes. Lembrando que o objetivo não é simplesmente pedalar, mas também possibilitar a integração dos ciclistas, conscientizar e buscar condições mais favoráveis para o uso da bicicleta.

Aos ciclistas existem alguns cuidados que devem ser tomados durantes os passeios, inclusive princípios que devem ser respeitados para manter a segurança de todas as pessoas envolvidas, desde o pedestre até o motorista de veículos rápidos.

Para o sucesso da ação os participantes podem distribuir informativos e conversar com as pessoas que estiverem nas ruas, sempre de maneira amável e educada. Boa parte da segurança de uma Bicicletada depende da união dos ciclistas. Por isso, todos devem andar em grupo e respeitar as sinalizações e legislações de trânsito. Para completar o intuito do passeio, os ciclistas devem conversar entre si, fazer novas amizades e acima de tudo se divertir.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBicicletasDados de BrasilSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Mundo

Surto de mpox na África preocupa OMS

Papa pede 'busca pela verdade' na Venezuela em meio ao aumento da pressão internacional

Protestos contra o governo em Bangladesh deixam mais de 70 mortos e 300 feridos

Ucrânia recebe primeiros caças F-16 para enfrentar a Rússia

Mais na Exame