Mundo

Bernanke diz que câmbio chinês é ruim para EUA e China

Para o presidente do Fed, China deve permitir que o iuane se valorize para "algo mais apropriado em termos de valor de mercado"

Ben Bernanke, presidente do Fed: críticas ao iuane e a política monetária chinesa (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Ben Bernanke, presidente do Fed: críticas ao iuane e a política monetária chinesa (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2010 às 06h50.

Washington - O atrelamento da moeda chinesa prejudica as exportações norte-americanas, mas também é ruim para a economia da China, já que impede que o país caminhe com sua própria política monetária, disse o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke.

"Eles precisam continuar fazendo o que estavam fazendo, que é permitir que a moeda se aprecie para algo mais apropriado em termos de valor de mercado", disse ele.

Os comentários, parte deles feitos no programa de televisão "60 Minutes" no domingo, foram uma acusação direta ao câmbio chinês, depois de a China criticar a política monetária do Fed de estímulo à economia.

"Se eles fixam a moeda ao dólar, então eles têm que ter a mesma política monetária, essencialmente, que os Estados Unidos", disse Bernanke.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesComércioPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)CâmbioChinaComércio exteriorEconomistasBen Bernanke

Mais de Mundo

Venezuela dá primeiro passo para aprovação de lei de anistia

Novo México aprova lei para proibir centros de detenção de imigrantes

Trump declara apoio a Orbán antes das eleições na Hungria

Em comunicado conjunto, Brasil e Rússia criticam sanções unilaterais