Mundo

Berlusconi diz que novo plano de austeridade agrada Merkel e Trichet

Berlusconi disse a jornalistas que conversou com a chanceler Angela Merkel por telefone no sábado

Medidas de austeridade foram "vivamente apreciadas" por Trichet e Merkel, diz Berlusconi (Giorgio Cosulich/Getty Images)

Medidas de austeridade foram "vivamente apreciadas" por Trichet e Merkel, diz Berlusconi (Giorgio Cosulich/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2011 às 17h22.

Roma - O novo plano de austeridade adotado nesta sexta-feira pelo governo italiano foi "vivamente apreciado" pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, e pela chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou neste sábado o chefe de governo, Silvio Berlusconi.

No sábado "tive uma longa conversa por telefone com Angela Merkel e também falei com o presidente do BCE Trichet (...) Recebi uma viva apreciação dele", afirmou à imprensa local.

"O tema da conversa não foi apenas a Itália, mas também o euro, e, portanto, a Europa em geral", explicou, acrescentando que também deveria falar por telefone entre sábado à noite e domingo com o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

"Acredito poder afirmar que dificilmente outro governo na Europa tenha podido fazer um trabalho como o nosso, em tão pouco tempo, e dar vida a um plano tão rico em conteúdos", se orgulhou o Cavaliere.

Com este novo plano de austeridade, que prevê economizar cerca de 45 bilhões de euros em dois anos, o Governo espera acabar com os ataques especulativos contra a Itália, vítima da crise da dívida da zona do euro.

Estas novas medidas somam-se às adotadas em meados de julho pelo Parlamento de um total de 48 bilhões de euros.

O plano responde aos pedidos dos sócios europeus e do BCE, que condicionou o apoio à Itália através da compra de obrigações do Estado à aprovação de novas medidas de austeridade.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelCrises em empresasEuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto