Mundo

Berlusconi cede e se dispõe a apoiar presidente de esquerda

Como condição para o apoio, o ex-premiê exigem que seus adversários aceitem formar um "governo de unidade" com a coalizão de direita


	O ex-primeiro-ministro e líder da direita italiana Silvio Berlusconi: "estamos dispostos a debater o assunto", declarou 
 (Alberto Lingria/AFP)

O ex-primeiro-ministro e líder da direita italiana Silvio Berlusconi: "estamos dispostos a debater o assunto", declarou  (Alberto Lingria/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2013 às 11h50.

Roma - O ex-primeiro-ministro e líder da direita italiana Silvio Berlusconi assegurou nesta sexta-feira que está disposto a apoiar um candidato da esquerda para a presidência da República, com a condição de que seus adversários aceitem formar um "governo de unidade" com a coalizão de direita.

"Estamos dispostos a debater o assunto", declarou Berlusconi em uma entrevista exclusiva concedida ao jornal de centro-esquerda La Repubblica.

Esta é a primeira vez que Berlusconi aceita publicamente a possibilidade de que a presidência da República seja ocupada por um candidato de esquerda, já que até agora havia vetado esta proposta exigindo uma personalidade ligada à direita.

"Se chegarmos a um acordo sobre o Quirinal (a presidência da República) também temos de encontrar um acordo para um Executivo de unidade, com ministros eleitos juntos, ou nada será concluído", afirmou ainda.

O líder da esquerda, Pier Luigi Bersani, rejeitou até o momento qualquer aliança para sair da paralisia política que a Itália está vivendo desde as eleições legislativas do final de fevereiro, que não resultaram num vencedor claro e que impediram a formação de um governo estável.

Bersani aceitou reunir-se pela primeira vez em 9 de abril passado com Berlusconi para debater sobre a escolha do novo presidente da República.

A eleição do novo presidente da República começa a partir de 18 de abril, segundo as complexas normas de uma república com um regime parlamentar.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia