Mundo

Berlusconi: Alemanha exerce hegemonia egoísta na UE

"A austeridade imposta pela UE a nós e outros países, sob pressão da hegemonia da Alemanha levou à economia a uma espiral recessiva sem fim", disse Berlusconi


	Silvio Berlusconi: "Estamos dentro de uma espiral recessiva, temos que sair dela o mais breve possível", afirmou o ex-primeiro-ministro.
 (Getty Images)

Silvio Berlusconi: "Estamos dentro de uma espiral recessiva, temos que sair dela o mais breve possível", afirmou o ex-primeiro-ministro. (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 15h06.

Roma - O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, afirmou em entrevista publicada nesta quinta-feira que a Alemanha exerce uma hegemonia "egoísta" na União Europeia e que a política de austeridade imposta pela União Europeia (UE) à Itália e outros países, "pressionada" por Berlim, conduziu a uma espiral "recessiva sem fim".

"Não faremos uma campanha eleitoral contra Mario Monti (atual primeiro-ministro da Itália), mas estamos convencidos de que a austeridade imposta pela UE a nós e outros países, sob pressão da hegemonia da Alemanha, uma hegemonia não solidária, mas egoísta, levou à economia a uma espiral recessiva sem fim", disse Berlusconi em uma entrevista concedida ao jornalista Bruno Vespa publicada hoje pela imprensa local.

A entrevista está incluída no novo livro de Vespa, que começará a ser vendido em 8 de novembro. Berlusconi comentou ainda as eleições gerais do ano que vem e afirmou que seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), não usará a campanha eleitoral para atacar o tecnocrata Monti.

Perguntado se o PDL irá retirar o voto de confiança ao atual governo, Berlusconi disse que tudo dependerá se Monti aceitar as propostas do partido para modificar a lei que contém os ajustes que precisam ser feitos no orçamento para o país cumprir com as exigências da UE.

"Estamos dentro de uma espiral recessiva, temos que sair dela o mais breve possível", afirmou o ex-primeiro-ministro. 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrise econômicaEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosSilvio BerlusconiUnião Europeia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia