Mundo

Bento XVI surpreende e elogia mexicanos

"O México estará sempre em meu coração. Agora entendo porque João Paulo II dizia 'me sinto Papa mexicano'", disse o papa

Jovens acompanham missa celebrada pelo Papa no México
 (Ronaldo Schemidt/AFP)

Jovens acompanham missa celebrada pelo Papa no México (Ronaldo Schemidt/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2012 às 08h52.

Leon - "Agora entendo porque João Paulo II dizia 'me sinto Papa mexicano'", afirmou Bento XVI no domingo à noite, quando quebrou o protocolo e usou um sombreiro mexicano.

Quando se imaginava que o Papa não seria mais visto em público depois de ter concluído as atividades oficiais e que ele permaneceria no Colégio Miraflores da cidade de León (centro), onde está hospedado, o Pontífice surpreendeu os fiéis.

As portas do colégio foram abertas e Bento XVI saiu e caminhou lentamente até um grupo de mariachis que cantava "México lindo e querido", enquanto uma jovem o presenteava com um sombreiro, que ele colocou na cabeça por alguns momentos para ouvir a música mexicana.

"Queridos amigos, muitas graças por este entusiasmo, sou muito feliz com vocês. Fiz muitas viagens e nunca havia sido recebido com tanto entusiasmo", afirmou o Papa em italiano.

"O México estará sempre em meu coração. Agora entendo porque João Paulo II dizia 'me sinto Papa mexicano'", completou o Pontífice, o que provocou os gritos de "Bento, irmão, já és mexicano!".

Ele fez uma referência ao seu antecessor, João Paulo II, que visitou o México cinco vezes e sempre reservou palavras carinhosas aos religiosos do país.

O Papa iniciou na sexta-feira sua primeira visita oficial ao México. Durante a estadia, celebrou uma missa campal para mais de 600.000 pessoas no domingo no estado de Guanajuato.

Na tarde desta segunda-feira, Bento XVI viajará para Cuba, a segunda e última etapa da visita à América Latina.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBento XVIIgreja CatólicaMéxicoPapasReligião

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru