Mundo

BCE: mercado de trabalho espanhol é o mais ineficiente do Ocidente

Segundo conselheiro do banco, "causa assombro" que um país com 21% de desemprego prolongue tanto as negociações para fechar a reforma trabalhista

O FMI também alertou que o elevado desemprego entre os jovens espanhóis aumenta o risco de "uma geração perdida" (Jasper Juinen/Getty Images)

O FMI também alertou que o elevado desemprego entre os jovens espanhóis aumenta o risco de "uma geração perdida" (Jasper Juinen/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2011 às 09h40.

Madri - O conselheiro do Banco Central Europeu (BCE) José Manuel González Local Páramo disse nesta sexta-feira que o mercado de trabalho espanhol é o mais ineficiente e injusto do mundo ocidental.

Páramo afirmou, em um café da manhã informativo em Madri, que "causa assombro" que um país com 21% de desemprego dilate tanto as negociações entre os diferentes agentes sociais para fechar a reforma do mercado de trabalho.

No caminho está ficando a que é seguramente, por sua formação e seu capital humano, a melhor geração preparada que a Espanha já teve.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) também alertou na quinta-feira que o elevado desemprego entre os jovens espanhóis aumenta o risco de "uma geração perdida" na Espanha, onde "quase um de cada dois trabalhadores jovens não tem emprego".

O conselheiro do BCE se mostrou convencido de que a redução do desemprego terá efeitos benéficos no crescimento econômico, na diminuição do déficit e no controle do gasto público.

Páramo louvou a reforma da previdência aprovada na Espanha e pediu para se completar a reestruturação do sistema financeiro.

Em relação à reforma das cadernetas de poupança espanholas, acrescentou que é importante enviar aos mercados a mensagem de que estão sendo cumpridos os prazos de uma reestruturação da qual já se conhecem todos os detalhes.

Acompanhe tudo sobre:BCEDesempregoEspanhaEuropaFMIPiigs

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal