Mundo

BC chinês: exportador pode suportar apreciação do iuane

Presidente da instituição acredita que exportadores do país pode continuar competitivos mesmo com uma apreciação superior a 3% da moeda local

Notas de iuane: exportadores aguentam apreciação da moeda (Cancan Chu/Getty Images)

Notas de iuane: exportadores aguentam apreciação da moeda (Cancan Chu/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 13h48.

Os exportadores chineses têm normalmente espaço para ajustar suas operações e manterem seus negócios, apesar da preocupação inicial de que a apreciação do iuane irá levá-los à falência, disse o presidente do Banco do Povo da China (PBOC), Zhou Xiaochuan.

Os exportadores podem dizer que uma apreciação do iuane de cerca de 3% irá forçá-los a fechar seus negócios, mas depois se mostram capazes de sobreviver com uma apreciação superior a 3%, acrescentou. "Isso significa que têm espaço para melhorar suas operações e sobreviver", afirmou.

Zhou também disse que os países deveriam ser cuidadosos na adoção de medidas de controle de capital, porque podem ter efeito muito menor do que o imaginado. Zhou afirmou que políticas macroprudenciais não têm uma grande capacidade de resolver os fortes fluxos de entrada de capital.

Os líderes de finanças dos países membros do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), entre eles a China, estão reunidos em Paris para discutir hoje e amanhã como identificar os desequilíbrios globais, entre outros assuntos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioChinaComércio exteriorExportaçõesIuaneMoedas

Mais de Mundo

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas