Mundo

Barroso debaterá Wikileaks com deputados da UE

Plenária na França deve discutir a conivência europeia com os voos da CIA

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 15h08.

Bruxelas - Os membros do Parlamento Europeu terão a oportunidade de questionar o presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, sobre os escândalos publicados pelo site Wikileaks na próxima terça-feira, numa sessão plenária em Estrasburgo, na França.

Dentre outros temas, espera-se que os eurodeputados interroguem Barroso sobre a conivência europeia nos voos da CIA, um assunto sobre o qual o Parlamento já emitiu uma resolução em fevereiro na qual considerava que a União Europeia (UE) tinha "responsabilidade política, moral e legal" sobre o assunto.

Segundo documentos filtrados pelo site Wikileaks publicados no jornal "El País", o Governo espanhol não teve nenhum reparo a fazer sobre os voos da CIA com prisioneiros talibãs e da Al Qaeda com direção a Guantánamo por território espanhol, um extremo desmentido pelo Executivo.

Outros assuntos relacionados com a política comunitária que Wikileaks revelou nos últimos dias são a desconfiança do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, rumo à cúpula do clima em Cancún, no México, a verba que os Estados Unidos teria pago aos países da UE em troca de receber presos de Guantánamo.

Além disso, se debaterá o desafio da segurança na internet na UE, um tema que os ministros do Interior comunitários já qualificaram como "prioritário" em sua última reunião em Bruxelas, no início de mês.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEuropaUnião EuropeiaWikiLeaks

Mais de Mundo

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores

John Thune é eleito líder dos Republicanos no Senado, apesar de pressão de aliados de Trump

Biden e Xi realizarão sua terceira reunião bilateral na reunião da APEC em Lima

Após três anos de ausência, Li Ziqi retorna e ganha 900 mil seguidores em um dia