Mundo

Ban se reunirá com Netanyahu e Abbas

''Ban se reunirá com o primeiro-ministro Netanyahu e com o presidente Abbas. Ainda não está claro quando, mas essa é a ideia'', disse porta-voz


	Secretário-geral terá como compromissos um jantar de trabalho com o ministro de Relações Exteriores, Mohammed Amre
 (Fred Dufour/AFP)

Secretário-geral terá como compromissos um jantar de trabalho com o ministro de Relações Exteriores, Mohammed Amre (Fred Dufour/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 18h48.

Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, iniciou nesta segunda-feira, no Cairo, uma viagem pelo Oriente Médio na qual espera se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

''Ban se reunirá com o primeiro-ministro Netanyahu e com o presidente Abbas. Ainda não está claro quando, mas essa é a ideia'', disse, de Cairo, o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

O porta-voz não deu detalhes do itinerário nem datas, segundo ele por motivos de segurança, mas afirmou que o secretário-geral fará escalas em Jerusalém e Ramala, mas não visitará a Faixa de Gaza.

Ban viajou para capital egípcia para apoiar os esforços que o país está fazendo para que palestinos e israelenses decretem um cessar-fogo diante do aumento da violência desde a semana passada em Gaza e no sul de Israel.

Durante sua estadia no Cairo, o secretário-geral terá como compromissos um jantar de trabalho com o ministro de Relações Exteriores, Mohammed Amre, e uma reunião com o presidente, Mohammed Mursi, e o primeiro-ministro, Hisham Qandil.

Nesirky informou que o principal responsável das Nações Unidas também terá oportunidade de se encontrar com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby, antes deixar a cidade, nesta terça.

Segundo seu porta-voz, Ban sempre deixou claro que os jornalistas têm que ter liberdade para realizar seu trabalho, depois dos ataques lançados por Israel contra várias redes de televisão em Gaza.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoONUOriente Médio

Mais de Mundo

Conflito entre Israel e Hezbollah deixa mais de 3,8 mil mortos e 1,3 milhão de deslocados no Líbano

Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah no Líbano entra em vigor; entenda

Biden diz que cessar-fogo entre Israel e Hezbollah foi pensado para ser permanente

Governo do Canadá diz a Trump para não confundir fronteira do país com a mexicana