Mundo

Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo

Segundo as autoridades, 32 pessoas sobreviveram ao acidente, após a aeronave realizar um pouso de emergência

Avião da Embraer: 32 pessoas sobreviveram à queda (Embraer/Divulgação)

Avião da Embraer: 32 pessoas sobreviveram à queda (Embraer/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de dezembro de 2024 às 12h24.

Tudo sobreEmbraer
Saiba mais

Um avião comercial da companhia Azerbaijan Airlines caiu nesta quarta-feira próximo à cidade de Aktau, às margens do Mar Cáspio, no Cazaquistão. A aeronave do modelo Embraer 190, que fazia o trajeto entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república caucasiana russa da Chechênia, transportava 67 pessoas, das quais 32 sobreviveram, segundo as autoridades.

De acordo com a companhia aérea, 62 passageiros e cinco membros da tripulação estavam a bordo do avião, que "fez um pouso de emergência" a três quilômetros de Aktau. Entre eles havia 37 cidadãos azerbaijanos, seis cazaques, três quirguizes e 16 russos, informou o Ministério dos Transportes do Cazaquistão.

Vídeos publicados pela imprensa russa mostram o momento do impacto do avião contra o solo, o que provocou um grande incêndio. Outras imagens mostram o avião no chão, parcialmente carbonizado, com a parte da frente completamente destruída.

Após o impacto, "o avião sofreu um incêndio", afirmou o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão, que enviou 150 agentes das unidades de emergência ao local. Uma equipe de investigadores azerbaijanos também foi enviada para a região.

Sobreviventes da queda

Segundo autoridades do Azerbaijão, as 32 pessoas que sobreviveram, incluindo duas crianças, foram hospitalizadas. Um voo especial foi enviado da capital do Cazaquistão, Astana, com médicos especialistas para tratar os feridos, disse o Ministério da Saúde.

O Ministério do Interior do Cazaquistão anunciou a abertura de uma investigação por "violação das normas de segurança e operação do transporte aéreo".

As agências russas informaram que o avião estava indo para Grozny, mas foi desviado para outro destino devido à forte neblina na cidade. A agência de notícias EFE disseram que o avião enviou um sinal de socorro por volta das 8h35 (horário local), devido a “uma falha no sistema de controle”. Depois de solicitar um pouso de emergência em Aktau, o avião caiu por volta das 9h30 (horário local).

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAviõesEmbraerAzerbaijão

Mais de Mundo

Papa faz apelo para Ucrânia e Gaza, que passam por 'situação humanitária muito grave'

Deixem o canal': panamenhos protestam contra Trump em frente à embaixada dos EUA

Congresso do Peru investiga escândalo por suposta rede de prostituição internacional

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo