Um autorretrato gigante do líder da pop art, Andy Warhol, foi vendido em um leilão realizado nesta quarta-feira em Londres por 10,8 milhões de libras (17,3 milhões de dólares; 12,8 milhões de euros), o dobro do previsto pela casa de leilões Christie's (AFP/Alejandro Pagni)
Da Redação
Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 21h08.
Londres - Um autorretrato gigante do líder da pop art, Andy Warhol, foi vendido em um leilão realizado nesta quarta-feira em Londres por 10,8 milhões de libras (17,3 milhões de dólares; 12,8 milhões de euros), o dobro do previsto pela casa de leilões Christie's.
A obra, descoberta recentemente, foi pintada em 1967 e mede cerca de 2 metros quadrados. Qualificada como "uma das mais representativas e míticas imagens do artista", a obra mostra Warhol com uma mão na boca.
O quadro é um dos 11 autorretratos gigantes pintados em 1967, época em que o artista se impôs como a mais importante figura do movimento Pop Art.
Oito destas obras figuram em uma retrospectiva do Museu de Arte Moderna de Nova York consagrada ao pintor em 1989, dois anos após sua morte.