Mundo

Autoridades pedem que Fifa forneça acesso a emails de Valcke

O procurador-geral da Suíça pediu formalmente à Fifa que dê aos investigadores acesso às contas de email do secretário-geral suspenso da entidade


	Ex-secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke
 (Sergio Moraes/Reuters)

Ex-secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 21h21.

Zurique - O procurador-geral da Suíça, Michael Lauber, pediu formalmente à Fifa que dê aos investigadores acesso às contas de email do secretário-geral suspenso da entidade, Jérôme Valcke.

“O gabinete do procurador-geral da Suíça (GPG) solicitou à Fifa que dê acesso a todas as contas de email de Jérôme Valcke”, disse um porta-voz do gabinete por email.

“Essas contas de email encontram-se até agora sob sigilo da Fifa. O GPG não recebeu acesso às contas de email de J. Valcke até hoje, porque a Fifa as mantêm sigilosas.”

Valcke, segundo na linha de comando sob a presidência de Joseph Blatter, foi licenciado do cargo e “liberado de suas atribuições” na última quinta-feira, após denúncias de que esteve envolvido num esquema de revenda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil com um grande ágio, enquanto o comitê de ética da Fifa investiga o caso.

Uma fonte próxima à Fifa disse nesta quarta, em reposta a perguntas da Reuters, que a entidade nunca teve a intenção de manter os emails de Valcke fora do alcance dos procuradores e que as mensagens seriam provavelmente entregues ao gabinete do procurador-geral na quinta.

Um porta-voz da Fifa disse: “Estamos comprometidos com as autoridades e é um processo em curso.”

Acompanhe tudo sobre:EsportesEuropaFifaFutebolPaíses ricosSuíça

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles