Mundo

Autoridades dos EUA dizem que Irã testou míssil

As autoridades, ambas falando sob condição de anonimato, disseram que o teste ocorreu em 21 de novembro


	Presidente do Irã Hassan Rohani: fonte disse que era um míssil com alcance de 1.900 quilômetros e capaz de carregar uma ogiva nuclear
 (Jewel Samad/AFP)

Presidente do Irã Hassan Rohani: fonte disse que era um míssil com alcance de 1.900 quilômetros e capaz de carregar uma ogiva nuclear (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2015 às 08h01.

Washingon/Nações Unidas - O Irã testou um novo míssil balístico de médio alcance no mês passado, em violação a duas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, disseram duas autoridades norte-americanas na segunda-feira.

As autoridades, ambas falando sob condição de anonimato, disseram que o teste ocorreu em 21 de novembro. Uma delas disse que o míssil viajou dentro de território iraniano.

Uma fonte diplomática ocidental disse na semana passada, também sob condição de anonimato, que o teste ocorreu próximo a Chabahar, uma cidade portuária perto da fronteira do Irã com o Paquistão. A fonte disse que era um míssil com alcance de 1.900 quilômetros e capaz de carregar uma ogiva nuclear.

Todos os testes de mísseis balísticos pelo Irã estão banidos sob um acordo de 2010 do Conselho de Segurança, que continua válido até a implementação de um acordo nuclear entre o Irã e seis potências mundiais.

Sob o acordo, alcançado em 14 de julho, a maioria das sanções impostas ao Irã será retirada em troca de contenções no programa nuclear. De acordo com uma resolução de 20 de julho que endossa o acordo, o Irã ainda é "convidado" a se abster de trabalho em mísseis balísticos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísONUseguranca-digital

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países