Mundo

Automóvel com material radioativo é roubado no Rio de Janeiro

Assaltantes se apoderaram do veículo apesar da advertência das vítimas sobre a periculosidade da carga

Veículo foi interceptado por vários homens armados no início da Via Dutra, estrada que liga o Rio de Janeiro a São Paulo (Bia Parreiras/EXAME)

Veículo foi interceptado por vários homens armados no início da Via Dutra, estrada que liga o Rio de Janeiro a São Paulo (Bia Parreiras/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2012 às 17h57.

Rio de Janeiro, 29 abr (EFE).- Um grupo de assaltantes roubou na noite de sábado um automóvel no Rio de Janeiro que transportava uma cápsula com material radioativo, afirmou a Polícia.

O veículo pertence à empresa Arctest Serviços de Inspeção e Manutenção Industrial e seus ocupantes foram interceptados por vários homens armados no início da Via Dutra, estrada que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.

Os assaltantes se apoderaram do veículo apesar da advertência das vítimas sobre a periculosidade da carga. Segundo a Arctest, no automóvel era transportada uma cápsula que contém Selênio 75, um material radioativo utilizado para emitir raios-X em soldas industriais.

As autoridades policiais e de saúde do Rio de Janeiro advertiram que a cápsula não oferece perigo contanto que não seja manipulada incorretamente, mas que pode ser nociva caso ocorra uma fuga do material radioativo, já que o Selênio 75 é um elemento com alto risco ambiental e para a saúde.

Apesar de a própria cápsula possuir um sistema de segurança que impede sua abertura, é possível que ela seja violada caso alguém tente forçá-la. O roubo foi denunciado à Polícia e comunicado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e à Defesa Civil.

O temor das autoridades é que possa se repetir um acidente como o que aconteceu em 1987 em Goiânia, quando catadores de lixo forçaram uma cápsula com Césio 137 que uma clínica tinha descartado ilegalmente e a fuga do material radioativo provocou a morte de quatro pessoas e diferentes sequelas em dezenas.

A fuga do Césio 137 em Goiânia é até agora o maior acidente radioativo do Brasil. EFE

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMeio ambienteMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã