Mundo

Áustria declara estado de zona catastrófica em várias regiões por tempestade

A Baixa Áustria, que faz fronteira com a República Tcheca ao norte, é atualmente a mais afetada

Viena, capital da Austria: país sofre com chuvas e inundações (foto/Thinkstock)

Viena, capital da Austria: país sofre com chuvas e inundações (foto/Thinkstock)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 14 de setembro de 2024 às 17h16.

Tudo sobreÁustria
Saiba mais

Autoridades declararam neste sábado, 14, 23 localidades da Áustria, principalmente nos estados Baixa Áustria e na Estíria, como área de desastre devido às fortes inundações causadas pelas chuvas torrenciais dos últimos dias.

A Baixa Áustria, que faz fronteira com a República Tcheca ao norte, é atualmente a mais afetada. Nessa área, o transbordamento de rios e reservatórios em Waldviertel, uma região a cerca de 115 quilômetros a oeste de Viena, forçou a evacuação de centenas de pessoas.

"A situação das tempestades é muito grave. Quase todos os estados federais estão sendo afetados por fortes chuvas e, em alguns casos, pela queda de neve. A situação está piorando, especialmente na Baixa Áustria", disse o chanceler austríaco, Karl Nehammer, em redes sociais.

Emergência em todo o país

Nehammer também disse que a brigada de incêndio, a polícia, o Exército e os serviços de proteção civil estão em "alerta máximo" para lidar com a emergência em todo o país alpino.

"O pico ainda não foi atingido. Os próximos dias continuarão sendo extremamente difíceis e desafiadores para a população afetada e para os serviços de emergência", acrescentou.

Entre as localidades mais afetadas na Baixa Áustria estão Wegscheid am Kamp, Bernhard-Frauenhofen, Altenburg e Rosenburg-Mold, todas declaradas áreas de desastre e com alto risco de transbordamento de rios próximos.

"Os especialistas estão esperando até 300 litros de chuva por metro quadrado e ventos semelhantes aos de um furacão", disse a governadora da Baixa Áustria, Johanna Mikl-Leitner, no Instagram.

No distrito de Krems, cerca de 70 quilômetros a oeste de Viena, vários municípios também foram considerados zonas de desastre, e as autoridades estão realizando evacuações preventivas.

O reservatório de Ottenstein, que administra a água do rio Kamp, um afluente do Danúbio, pode transbordar nas próximas horas, de acordo com declarações das autoridades locais à agência de notícias "APA".

Falta de energia

No estado federal da Estíria, que abriga a segunda maior cidade da Áustria, Graz, as chuvas também causaram inundações que danificaram a infraestrutura local e causaram falta de energia em cerca de 4.000 residências, de acordo com relatos da imprensa local.

O serviço meteorológico Geosphere Austria adverte que as condições persistirão com chuvas fortes em todo o país, com temperaturas variando entre 5 e 10 graus Celsius, além de fortes rajadas de vento.

As últimas grandes enchentes na Áustria foram registradas em 2002 e 2013, quando os transbordamentos do Danúbio e do Kamp causaram milhões de euros em danos e inundaram várias regiões do país. 

Acompanhe tudo sobre:ÁustriaChuvas

Mais de Mundo

Milei tira monopólio em aeroportos e alerta Aerolíneas: “ou privatiza ou fecha”

Sinos da Notre Dame tocam pela primeira vez desde o incêndio de 2019

França busca aliados europeus para ativar veto ao acordo UE-Mercosul

Putin não vê chances de relações normais com Ucrânia se ela não desistir de aderir à Otan