Mundo

Austrália passa o controle militar ao Exército afegão

O país atuava com suas tropas na província de Oruzgán, na região central do Afeganistão


	Soldados da Otan inspecionam local após ataque suicida matar duas pessoas em Cabul: as Forças Armadas australianas seguirão prestando assessoria aos efetivos locais 
 (Omar Sobhani/Reuters)

Soldados da Otan inspecionam local após ataque suicida matar duas pessoas em Cabul: as Forças Armadas australianas seguirão prestando assessoria aos efetivos locais  (Omar Sobhani/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 10h12.

Sydney - A Austrália retirou suas tropas das bases operacionais na província de Oruzgán, na região central do Afeganistão, e repassou seu controle às forças locais, informou nesta quinta-feira o Ministério da Defesa australiano.

Todas as brigadas de infantaria do Exército Nacional Afegão "estão trabalhando de forma independente, sem assistência, na província de Uruzgan", diz um comunicado do ministro da Defesa australiano, Stephen Smith.

"O começo das operações independentes por parte da Quarta Brigada de Infantaria é um passo significativo no processo de transição da responsabilidade aos afegãos em Oruzgán nos próximos 12 meses", ressaltou Smith.

A retirada dessas bases, porém, não significa o retorno de todos os efetivos da Austrália, já que soldados australianos permanecerão na base das tropas aliadas na capital de Oruzgán, Tarin Knot.

O ministro Smith enfatizou que as Forças Armadas australianas seguirão prestando assessoria aos efetivos locais e que uma de suas unidades estará pronta para o combate em caso de emergência.

A retirada das tropas da Austrália, o país com mais efetivos fora do contingente da Aliança Atlântica, se inscreve nos planos da coalizão de repassar totalmente a responsabilidade sobre a segurança ao Governo afegão no final de 2014. 

Acompanhe tudo sobre:AustráliaPaíses ricosÁsiaAfeganistãoExército

Mais de Mundo

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal

Zelensky revela novo plano dos EUA para tentar encerrar guerra na Ucrânia

Senadores pedem que Trump reconsidere demissão de 30 embaixadores