Mundo

Aumenta a tensão entre Madri e Londres sobre Gibraltar

Fronteira voltou a ser cenário de longas filas de automóveis após ameaças diplomáticas

Fila de carros em Gibraltar: governos ameaçaram na segunda-feira levar para fóruns internacionais a disputa por Gibraltar (Jon Nazca/Reuters)

Fila de carros em Gibraltar: governos ameaçaram na segunda-feira levar para fóruns internacionais a disputa por Gibraltar (Jon Nazca/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2013 às 09h51.

Gibraltar - A fronteira entre Espanha e Gibraltar voltou a ser cenário nesta terça-feira de longas filas de automóveis para entrar no enclave britânico, depois que Madri e Londres ameaçaram levar a disputa a organizações e tribunais internacionais.

Às 11H00 locais (6H00 de Brasília), a fila de veículos para entrar neste território ao sul da Espanha, cedido desde 1713 ao Reino Unido, era de vários quilômetros.

"Atualmente, o tempo de fila é de três horas", informou a polícia de Gibraltar no Twitter.

"É revoltante passar várias horas esperando para entrar e sair", lamentou Francis Pérez, um desempregado de 30 anos que passou uma hora e meia na fila com a família.

Diante da longa fila, muitas pessoas optavam por estacionar o carro do lado espanhol e atravessar a pé a fronteira, várias delas com malas ou pastas de trabalhos.

A Espanha reforçou os controles após a construção, em julho, de um recife artificial que impede a aproximação dos barcos espanhóis do Rochedo.

Os controles mais intensos provocaram as longas filas e uma escalada da tensão diplomática com Londres.

Os dois governos ameaçaram na segunda-feira levar para fóruns internacionais a disputa por Gibraltar, um território de apenas sete quilômetros quadrados e 30.000 habitantes, mas de grande importância estratégica e com uma economia crescente baseada nos serviços financeiros e jogos on-line.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEspanhaEuropaPaíses ricosPiigsReino Unido

Mais de Mundo

Após Trump ameaçar tomar Groenlândia, Dinamarca diz "estar aberta ao diálogo" sobre Ártico

Incêndios florestais da Califórnia são visíveis para passageiros pousando em Los Angeles; veja vídeo

China intensifica esforços de resgate após terremoto que deixou 126 mortos no Tibete

Steve Bannon critica Musk e diz que buscará expulsá-lo da Casa Branca antes da posse de Trump