Mundo

Astronautas fazem pouso tranquilo após retorno adiado

"Foi uma volta para casa perfeita para a tripulação da Expedição 43", disse um apresentador da Nasa após o retorno da cápsula espacial Soyuz TMA-15M


	Os três tripulantes foram carregados e colocados em cadeiras poucos minutos após a aterrissagem para respirarem ar puro sob sol poente
 (Reuters/ Bill Ingalls)

Os três tripulantes foram carregados e colocados em cadeiras poucos minutos após a aterrissagem para respirarem ar puro sob sol poente (Reuters/ Bill Ingalls)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2015 às 14h58.

Almaty - Três astronautas pousaram em seguranças nas estepes do Cazaquistão nesta quinta-feira, encerrando sua missão de 199 dias no espaço, após um inesperado "mês de bônus" a bordo da Estação Espacial Internacional, mostrou a televisão da Nasa.

"Foi uma volta para casa perfeita para a tripulação da Expedição 43", disse um apresentador da Nasa após o retorno da cápsula espacial Soyuz TMA-15M, que tocou o solo em uma área gramada às 19h44 do horário local (10h44 no horário de Brasília), a cerca de 150 quilômetros a sudeste de Zhezkazgan, na região central do Cazaquistão.

"Eles pousaram", avisava um telão no Controle de Missão da Rússia, nos arredores de Moscou. A cápsula, alvo de calor extremo no retorno à Terra, pousou de cabeça para cima, o que permitiu às equipes de busca e recuperação acelerar a retirada dos tripulantes.

O cosmonauta russo Anton Shkaplerov, seguido por Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, e o comandante da Expedição 43, Terry Virts, da Nasa, foram carregados e colocados em cadeiras poucos minutos após a aterrissagem para respirarem ar puro sob sol poente.

Sorridente, Virts fez sinal de positivo enquanto recebia atendimento de profissionais de saúde. "Tudo funcionou bem, passo a passo, esses rapazes foram ótimos, disse Shkaplerov.

O retorno da tripulação da estação espacial de 100 bilhões de dólares, que recebeu investimentos de 15 países, foi adiado por um mês depois que um foguete fracassou na missão de entregar a nave de carga Progress em 28 de abril.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCazaquistãoEuropaNasaRússia

Mais de Mundo

Republicanos exigem renúncia de Biden, e democratas celebram legado

Apesar de Kamala ter melhor desempenho que Biden, pesquisas mostram vantagem de Trump após ataque

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Mais na Exame