Mundo

Assange diz que Londres se aliou a Washington contra Snowden

Assange se disse preocupado com os relatos de que Londres teria orientado companhias aéreas a impedirem o embarque de Snowden em voos para a Grã-Bretanha


	"O governo britânico recusou a entrada neste país de Edward Snowden. Por quê? Presumivelmente porque não quer acabar com outro Julian Assange", disse o criador do Wikileaks
 (Mladen Antonov/AFP)

"O governo britânico recusou a entrada neste país de Edward Snowden. Por quê? Presumivelmente porque não quer acabar com outro Julian Assange", disse o criador do Wikileaks (Mladen Antonov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2013 às 22h45.

Londres - O criador do site WikiLeaks, Julian Assange, disse na sexta-feira que a Grã-Bretanha agiu guiada por sua lealdade aos Estados Unidos ao proibir a entrada em seu território de Edward Snowden, o norte-americano que revelou ao mundo os programas secretos de espionagem dos EUA.

Em entrevista à Reuters e a outros veículos às vésperas de completar um ano refugiado na embaixada equatoriana em Londres, Assange se disse preocupado com os relatos de que Londres teria orientado companhias aéreas a impedirem o embarque de Snowden em voos para a Grã-Bretanha.

O governo britânico não quis se manifestar sobre essa orientação, noticiada pela agência de notícias Associated Press.

"O governo britânico recusou a entrada neste país de Edward Snowden. Por quê? Presumivelmente porque não quer acabar com outro Julian Assange", disse o próprio.

"O governo britânico deveria oferecer asilo ao sr. Snowden, não excluí-lo. Tenho certeza de que se você perguntasse à população do Reino Unido sobre o que ela quer, ela desejaria proteger o sr. Snowden".

Assange - que enfureceu os EUA ao divulgar no WikiLeaks milhares de documentos secretos - se refugiou na embaixada para evitar uma possível extradição para a Suécia, onde é suspeito de crimes sexuais.

Snowden fugiu para Hong Kong antes de tornar públicas suas revelações, e disse estar disposto a lutar judicialmente contra uma eventual extradição para os EUA.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesEspionagemJulian AssangeWikiLeaksEdward Snowden

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro