Mundo

Assad ignora trégua e lança ataque no sul da Síria, diz ONG

O ataque contra Sueida aconteceu cerca de 24 horas depois da entrada em vigor

Cessar-fogo: trégua entrou em vigor na véspera do início da sétima rodada de negociações de paz em Genebra. (Alaa Al-Faqir/Reuters)

Cessar-fogo: trégua entrou em vigor na véspera do início da sétima rodada de negociações de paz em Genebra. (Alaa Al-Faqir/Reuters)

A

AFP

Publicado em 10 de julho de 2017 às 12h32.

O governo sírio lançou na manhã desta segunda-feira (10) um ataque contra rebeldes na província de Sueida, no sul do país, apesar da trégua em vigor - denunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Um veículo estatal informou que a ofensiva tinha extremistas como alvo.

"As forças do regime apoiadas pela Aviação lançaram o ataque contra um setor ao nordeste da cidade de Sueida", afirmou o OSDH, relatando confrontos no terreno entre tropas pró-governo e grupos rebeldes.

O ataque contra Sueida aconteceu cerca de 24 horas depois da entrada em vigor, nessa mesma região, de um cessar-fogo mediado por Rússia, Estados Unidos e Jordânia. A trégua também se aplica às províncias de Deraa e Qouneitra.

Segundo o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahmane, os grupos rebeldes tomados como alvo são apoiados pela coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos. Essas forças lutam contra o Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.

O governo retomou o controle de várias cidades e colinas no setor, acrescentou Abdel Rahmane.

De acordo com a agência oficial síria, os territórios capturados estavam nas mãos do EI.

"Nossas forças e aliados capturaram cidades e colinas, depois de terem eliminado um grande número de terroristas do EI", acrescentou a agência.

O OSDH informou ainda que outros episódios violentos foram registrados de forma esporádica nessas últimas 24 horas na província de Deraa. Lá, houve troca de tiros entre rebeldes e forças pró-Assad.

Na província de Qouneitra, tiroteios também foram registrados, mas sem deixar vítimas, acrescentou o OSDH.

O cessar-fogo entrou em vigor na véspera do início da sétima rodada de negociações de paz entre o governo de Bashar al-Assad e a oposição, em Genebra.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoSíriaTerrorismo

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem