As estradas mais perigosas do mundo
Rotas que tiram o fôlego já viraram até tema de séries de televisão; conheça algumas delas
Da Redação
Publicado em 22 de agosto de 2012 às 06h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h19.
São Paulo – Não se engane pelas belas paisagens. Algumas das estradas mais perigosas do mundo estão em colinas, no meio de florestas, e sem nenhuma estrutura urbana por perto, o que torna esses lugares tão bonitos quanto perigosos. A Organização Mundial da Saúde estima que 1,3 milhão de pessoas morrem nas estradas do mundo por ano e entre 20 milhões e 50 milhões são envolvidas em acidentes sem mortes. Para evitar o crescimento destes números, a organização lançou mundialmente a década da ação para segurança na estrada, que prevê projetos que podem salvar 5 milhões de vidas até 2020. Enquanto a segurança na estrada não aumenta, essas rotas chamam a atenção de viajantes aventureiros e curiosos. Tanto que duas séries de televisão já foram produzidas sobre o assunto. A BBC, por exemplo, lançou a “ World's Most Dangerous Roads ”, ou as estradas mais perigosas do mundo, em português. Na série, duplas de celebridades se aventuram por estradas bem desafiadoras. Já no “ Estradas Mortais ”, do History Channel, caminhoneiros experientes testam limites em estradas perigosíssimas. Clique nas fotos e conheça cinco estradas que estão entre as mais perigosas do mundo.
O nome dessa rota boliviana é Estrada dos Yungas, mas pode chamar de Estrada da Morte, já que é não é para menos que ela é conhecida assim. A estimativa é que centenas de mortes ocorrem nessa rota anualmente. Não é difícil ver pelo caminho cruzes para lembrar os mortos na estrada, como mostra a foto ao lado. A estrada foi considerada oficialmente a mais perigosa do mundo em 1995 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Guerra e atentados suicidas tornam o Afeganistão um país de alto risco. Para o The New York Times, porém, outra coisa no país pode assustar ainda mais. A estrada que liga as cidades de Jalalabad e Cabul tira tantas vidas que, segundo o jornal, a contagem parou há muito tempo. Não é só falta de sinalização e o cerco de rochas que tornam a estrada perigosa. Em 2001, testemunhas afirmam ter visto quatro jornalistas sendo sequestrados na rota e mortos em seguida.
A rota no Alasca é uma das mais isoladas dos Estados Unidos. Importante via de transporte de cargas, a estrada é muito utilizada por caminhoneiros. O problema mesmo é quando chega o inverno, que pode deixar a pista coberta de neve. Outra série de televisão, também do History Channel, usou a Dalton Highway como um dos cenários. O programa, batizado de Caminhoneiros do Gelo, mostrava as dificuldades desses profissionais ao cruzar as pistas congeladas do Alasca.
Na série da BBC, um dos episódios mostra uma dupla viajando da Índia para a China por meio do Nepal. O trajeto passa não por uma, mas três perigosas estradas: a Siddhartha Highway, que liga a fronteira da Índia até Pokhara (já no Nepal), a Prithvi Highway, ligando Pokhara até Catmandu, e a Arniko Highway, ligando Catmandu até a China. A foto ao lado mostra o último trecho, a Arniko Highway, já próxima da fronteira com a China.
Essa estrada na Sibéria é outra que já assusta só pelo nome popular, que pode ser traduzido como Estrada de Ossos. Ela foi construída por prisioneiros de Stalin e hoje suas condições de trânsito são bem difíceis durante o verão e quase impossíveis durante o inverno.