Mundo

As 50 cidades com melhor reputação no mundo

Esses municípios (nenhum brasileiro chegou ao top 50) têm as melhores economias, governos e ambientes do globo, de acordo com uma consultoria privada

10º - Sydney, Austrália (Daniel Munoz/Reuters)

10º - Sydney, Austrália (Daniel Munoz/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2013 às 16h16.

São Paulo – Qual a cidade mais respeitável do mundo? De acordo com o ranking organizado pela consultoria Reputation Institute, que tem sede em Nova York e Copenhagen, Sydney, na Austrália, tem a melhor reputação entre todas. O instituto analisa critérios em três categorias: economia, ambiente atrativo e eficiência do governo. A pior cidade? Bagdá, no Iraque.

Do ano passado para 2013, as cidades norte-americanas subiram no ranking, melhorando a sua reputação. A Europa domina a lista das melhores cidades, com 15 representantes entre as 20 primeiras. Já as cidades de países emergentes, inclusive as brasileiras, cairam. O Rio de Janeiro aparece apenas em 64º lugar, uma posição à frente de Buenos Aires, na Argentina. São Paulo, a outra cidade brasileira no ranking, está em 72º lugar. Cidades na Itália e Grécia, países que sofreram com a crise do euro, vêm se recuperando.

A lista, que conta com a avaliação de cem cidades, mostra os lugares onde as pessoas e empresas mais teriam interesse em visitar, fazer negócios e investir. Entre os critérios mais importantes, de acordo com o instituto, estão se a cidade é considerada bela e se é um lugar seguro para visitantes e moradores.

Outros critérios envolviam se a cidade oferece uma grande variedade de produtos e serviços próprios, se é sede de empresas importantes, se é financeiramente estável e se tem potencial de crescimento. Também é considerado se artistas, cientistas e atletas reconhecidos vivem nelas e como é a vida social, artística e gastronômica delas.

Veja as fotos e confira as 50 cidades com melhor reputação.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaEuropaListasPaíses ricosRankings

Mais de Mundo

Itamaraty confirma fechamento de fronteira da Venezuela para o Brasil até segunda

González acusa Maduro de ‘golpe de Estado’ e afirma que trabalha para entrar na Venezuela

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina