Mundo

Árvores podem ajudar a combater o crime

Segundo pesquisa, a presença de áreas verdes incentiva a interação social e gera um efeito calmante e mentalmente restaurador que inibe comportamentos violentos


	Batalhão verde: tronco de árvore com olhos, bocas e nariz feitos de neve
 (Getty Images)

Batalhão verde: tronco de árvore com olhos, bocas e nariz feitos de neve (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 26 de março de 2013 às 17h18.

São Paulo – Mais do que embelezar a paisagem urbana e filtrar poluentes prejudiciais à saúde, as áreas verdes podem ser um poderoso aliado no combate à criminalidade nas cidades. É o que aponta uma pesquisa feita pela Universidade de Temple, do estado americano da Pensilvânia.

Segundo o estudo, a presença de árvores, arbustos e parques com vegetação bem cuidada nos centros urbanos ajuda a reduzir as taxas de certos tipos de crime, como agressão, roubo e furto, ao invés de estimular as práticas ilegais.

De acordo com os pesquisadores, o efeito dissuasor está enraizado no fato de a vegetação incentivar a interação social e supervisão da comunidade dos espaços públicos. Além disso, o estudo aponta atributo sutil: o poder que as áreas verdes têm de gerar um efeito calmante e mentalmente restaurador, o que inibiria comportamentos violentos.

Segundo os cientistas, a descoberta contraria uma ideia de longa data, particularmente em planejamento urbano, de que um alto nível de vegetação ajudaria a encobrir a atividade criminosa ou permitir a fuga do criminoso. A pesquisa, feita na cidade da Pensilvânia, mostra extamente o efeito oposto.

“Isso só vem reiterar a necessidade dos gestores públicos levarem mais a sério o paisagismo urbano. O aumento de áreas de vegetação nas cidades não só melhora os indicadores ambientais e a qualidade de vida, como também pode ajudar a reduzir os níevis de criminalidade”, ressalta Jeremy Mennis, professor associado de estudos de geografia urbana da Universidade.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteSustentabilidadePesquisa e desenvolvimento

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro