Exame Logo

Arquiteto planeja construir prédios de madeira

Madeira seria uma alternativa segura, neutra em carbono e sustentável para os materiais estruturais

Para o arquiteto, a madeira pode ser a melhor opção para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (Divulgação/Michael Green Architecture)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2012 às 09h11.

São Paulo - A Michael Green Architecture apresentou o conceito de edifício de madeira como uma alternativa segura, neutra em carbono e sustentável para os materiais estruturais.

Para a apresentação do "The Case for Tall Wood Buildings", Michael Green, o diretor da empresa, escreveu um documento de 200 páginas. Nele, Green expõe seus argumentos a fim de explicar para os profissionais quais os benefícios da madeira, como um material viável para edifícios altos e largos, com benefícios econômicos e ambientais.

Veja também

O objetivo de Green é conseguir construir edifícios altos com um material renovável, durável e forte. Para Green, quando colhida com moderação e responsabilidade, a madeira pode ser a melhor opção para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, bem como do armazenamento de carbono nos edifícios.

Para isso, Green introduz um novo modelo de construção para edifícios altos, que usa painéis de madeira maciça a fim de alcançar uma pegada de carbono mais leve. O sistema é de madeira com um elevador de madeira maciça central, escada e lajes também de madeira. As vigas de aço tem como objetivo fornecer firmeza ao sistema com relação a forças do vento, por exemplo.

Para mostrar as reais possibilidades de um prédio de madeira, Green quer fazer uma torre de madeira de 30 andares em Vancouver para mostrar as possibilidades e as vantagens da construção em madeira maciça em edifícios pequenos e altos.

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaCriatividadeEdifícios verdesIdeiasSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame