Mundo

Armas nucleares do Paquistão podem ser roubadas, dizem revistas

Duas revistas americanas apontam que país está tentando mudar o local onde as armas estão escondidas, o que aumenta o risco delas caírem nas mãos de terroristas

De acordo com revistas americanas, o arsenal nuclear paquistanês está em perigo (AFP/ISPR/Inter Services Public Relations)

De acordo com revistas americanas, o arsenal nuclear paquistanês está em perigo (AFP/ISPR/Inter Services Public Relations)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2011 às 17h12.

Washington - O Paquistão começou a deslocar suas armas nucleares em caravanas de baixa segurança e em estradas com muito tráfego para escondê-las dos espiões americanos, o que as deixa mais vulneráveis a um possível roubo por parte de militantes islamitas, indicam duas revistas americanas nesta sexta-feira.

Em uma informação conjunta, The Atlantic e The National Journal indicam que a operação americana realizada em maio em que o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, foi morto em sua fortaleza paquistanesa reforçou os temores que Islamabad alimentava de que Washington pudesse tentar desmantelar o arsenal nuclear do país.

Como resultado, foi ordenado ao chefe da Divisão de Planos Estratégicos (SPD) -encarregado de proteger as armas atômicas do Paquistão- que empreendesse ações para esconder dos Estados Unidos a situação das armas nucleares e de seus componentes, ressaltou o artigo.

Khalid Kidwai, o general da reserva que dirige o SPD, intensificou os esforços do organismo para dispersar os componentes e materiais sensíveis em diferentes instalações, explica a matéria.

Mas em vez de transportar as partes nucleares em comboios armados e bem protegidos, as bombas atômicas "capazes de destruir cidades inteiras estão sendo transportadas em caminhões de carga por estradas perigosas e movimentadas", indica o artigo.

O ritmo do deslocamento aumentou, algo que suscitou preocupação no Pentágono, afirmam as revistas.

O Paquistão insistiu durante muito tempo a respeito da segurança de seu arsenal nuclear.

O Pentágono se negou a fazer comentários sobre o assunto, mas um oficial militar de alto escalão contou aos repórteres sem se identificar que os Estados Unidos ainda consideram que as armas nucleares do Paquistão estão seguras.

"Creio que o arsenal militar do Paquistão está neste momento em um local seguro, bem guardado e bem defendido", disse.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaPaquistãoTerrorismo

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem