Argentina põe em circulação nota de Evita
Nota foi impressa em comemoração ao 60º aniversário da morte da segunda esposa de Juan Domingo Perón
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2012 às 20h11.
Buenos Aires - O Banco Central da Argentina anunciou nesta quinta-feira que pôs em circulação uma nova nota de 100 pesos que homenageia a figura de Eva Duarte de Perón e uma moeda de 2 pesos que lembra o 30º aniversário do desembarque das tropas argentinas nas Ilhas Malvinas.
A autoridade monetária lembrou em comunicado que a nota de Evita foi impressa em comemoração ao 60º aniversário da morte da segunda esposa de Juan Domingo Perón.
O bilhete foi criado pela Casa da Moeda da Argentina, baseado em um projeto iniciado após o falecimento de Evita em 1952 e que reproduzia sua imagem recriada pelo artista italiano Renato Garrasi.
Já a emissão da nova moeda, que alude ao desembarque das tropas argentinas nas Malvinas - o que provocou um conflito armado com o Reino Unido, que ainda domina o arquipélago - está composta por 4,9 milhões de unidades.
O anverso da nova moeda apresenta em seu centro o mapa das Malvinas parcialmente coberto pelo símbolo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), bloco integrado pelos 12 países sul-americanos e que respaldou a reivindicação argentina de soberania sobre o arquipélago.
Acima dessa imagem se lê ''1833'', ano da ''usurpação do território por parte da Grã-Bretanha'', lembrou o Banco Central argentino, e abaixo ''1982-2012'', ''pelo 30° aniversário da recuperação das ilhas.
No anel que rodeia a moeda, no arco superior, se lê ''Malvinas'', e no inferior ''causa regional americana''. No reverso se observa o mapa oficial da Argentina, que inclui as Malvinas.