Mundo

Argelino deve substituir Annan como enviado à Síria

Os diplomatas, que deram a informação sob a condição de manterem o anonimato, afirmaram que o anúncio poderá ser feito já na semana que vem

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2012 às 23h29.

Washington- O veterano diplomata argelino Lakhdar Brahimi deve ser nomeado substituto de Kofi Annan como enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a crise na Síria, disseram diplomatas nesta quinta-feira, ressalvando que pode haver mudanças de última hora.

Os diplomatas, que deram a informação sob a condição de manterem o anonimato, afirmaram que o anúncio poderá ser feito já na semana que vem, mas eles também alertaram que algumas vezes ocorrem mudanças de última hora se algum dirigente importante expressar preocupação sobre o indicado ou o próprio candidato manifestar dúvidas.

Annan, ex-secretário-geral da ONU e ganhador do Nobel da Paz, anunciou nesta semana que deixará a mediação do conflito sírio por ter sido incapaz de cumprir suas tarefas, já que potências com poder de veto no Conselho de Segurança mantêm um impasse sobre o assunto.

O trabalho de Annan se baseava em um plano de paz que tinha como ponto central um cessar-fogo declarado em fevereiro, mas não chegou a ser cumprido. China e Rússia, aliados do presidente Bashar al Assad, já vetaram três propostas de resolução que implicariam a adoção de sanções para pressionar o regime sírio a conter a violência na repressão à rebelião dos últimos 17 meses.

Brahimi, de 78 anos, foi chanceler da Argélia e há décadas participa de missões de mediação. Ele já foi enviado especial da ONU para Iraque, Afeganistão, Haiti e África do Sul.

Um porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que deve nomear formalmente o sucessor de Annan, não estava imediatamente disponível para comentar.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasSíriaONU

Mais de Mundo

Nova Délhi busca "corredor seguro" para importar petróleo bruto venezuelano

Justiça de Minnesota mantém agentes federais do ICE nas ruas sob protestos nacionais

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos