Mundo

Aquecimento global pode trazer ameaça à segurança, dizem EUA

Documento afirma que as forças militares americanas terão que se adaptar ao aumento do nível dos oceanos e a ocorrência mais frequente de tempestades e secas

Helicóptero dos EUA: governo encara aquecimento global como grande risco para segurança (The U.S. Army/Creative Commons)

Helicóptero dos EUA: governo encara aquecimento global como grande risco para segurança (The U.S. Army/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2014 às 15h28.

São Paulo - O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou, em junho deste ano, relatório que declara que as mudanças climáticas poderão ter efeito direto sobre a segurança nacional, aumentando o risco de ataques terroristas, epidemais infecciosas e falta de alimentos e água.

Conforme publicado em matéria do jornal The New York Times, em 13/10, o documento “2014 Climate Change Adaptation Roadmap” afirma que as forças militares americanas terão que se adaptar ao aumento do nível dos oceanos e a ocorrência mais frequente de tempestades e secas.

Em visita ao Peru, onde em dezembro será realizada a 20ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, falou recentemente sobre outros problemas que surgirão devido ao aquecimento global.

“O derretimento das geleiras afetará o abastecimento de água em várias regiões do nosso hemisfério”, alertou.

“Instabilidades econômicas e políticas podem surgir como consequência de destruição de furacões e secas e estiagens podem gerar massivas ondas de migração”.

Até então, a adaptação dos militares americanos às mudanças do clima era focada em preparar suas bases e instalações costeiras para se proteger, por exemplo, de inundações.

Agora – com o relatório – fica claro que o governo americano encara o aquecimento global como um grande risco para sua segurança e o assunto deve fazer parte de estratégia de ação imediata para este setor.

Um dos temores é que em regiões como a África e o Oriente Médio, a falta de água e alimentos possa ser gatilho para revoltas civis e o crescimento oportunista de organizações terroristas, como é o caso do Estado Islâmico, no Iraque.

O documento publicado pelo Pentágono pode ter papel importante durante os debates sobre o novo acordo climático global, a ser definido no ano que vem, em Paris, e que terá um primeiro rascunho delineado em Lima, em dezembro.

O discurso de Chuck Hagel pode ser encarado como um indicador de que o governo americano estará empenhado em fechar um acordo firme e que realmente obrigue os países a reduzir suas emissões de carbono.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaEstados Unidos (EUA)Países ricosseguranca-digital

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump