Aquecimento global acelera emissões dos solos
São Paulo - O aquecimento global pode acelerar liberação do dióxido de carbono dos solos. É o que aponta estudo publicado na edição de quinta-feira (25) da Revista Nature. Pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA) analisaram dados sobre emissões do solo de mais de mil pontos ao redor do mundo. De acordo com o estudo, […]
Talita Abrantes
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
São Paulo - O aquecimento global pode acelerar liberação do dióxido de carbono dos solos. É o que aponta estudo publicado na edição de quinta-feira (25) da Revista Nature.
Pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA) analisaram dados sobre emissões do solo de mais de mil pontos ao redor do mundo.
De acordo com o estudo, no período de 1989 e 2008, a liberação de CO2 dos solos aumentou em cerca de 0,1% ao ano. Em 2008, o total global de emissões do solo atingiu a marca de 98 milhões de toneladas - o equivalente a dez vezes as emissões antrópicas anuais.
A explicação dos cientistas para o fenômeno está diretamente ligada ao aquecimento global. Para eles, as altas temperaturas do globo estariam influenciando o aumento das taxas de decomposição da matéria orgânica dos solos, responsáveis pelas emissões.
* com informações da Envolverde