Mundo

Após vitória, PP elabora estratégia de governo na Espanha

Além de ter conquistado 186 cadeiras do Parlamento, o PP garantiu o poder na maioria das regiões do país, após as eleições municipais realizadas em maio

Mariano Rajoy, líder do PP, assumirá o Executivo por volta do dia 20 de dezembro
 (Wikimedia Commons)

Mariano Rajoy, líder do PP, assumirá o Executivo por volta do dia 20 de dezembro (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 13h00.

Madri - Após a vitória nas eleições espanholas deste domingo, a direção do Partido Popular (PP), liderado por Mariano Rajoy, irá se reunir nesta segunda-feira para elaborar sua estratégia de governo.

A número dois do PP em Madrid e colaboradora próxima de Rajoy, Soraya Sáenz de Santamaría, disse que a transferência de poder deve acontecer o mais rápido possível, devido à situação econômica da Espanha. Segundo a política, o novo Executivo deve começar a trabalhar com plenos poderes o mais rápido possível.

'Os prazos não podem prejudicar o interesse geral e a solução dos problemas', afirmou. Já o novo líder do governo, após se declarar vencedor das eleições, disse que convocará todas as comunidades autônomas espanholas para coordenar um plano de recuperação econômica da Espanha.

Além de ter conquistado 186 cadeiras do Parlamento, o PP garantiu o poder na maioria das regiões do país, após as eleições municipais realizadas em maio.

De acordo com o calendário oficial, o novo Congresso será formado em 13 de dezembro, e algum dias depois, por volta do dia 20, Mariano Rajoy assumirá o Executivo.

Em sua primeira mensagem após o triunfo, o líder disse que não se deve esperar milagres imediatos, já que a Espanha se encontra na situação mais delicada dos últimos 30 anos. 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEleiçõesEspanhaEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Na véspera do Ano Novo, Porto Rico sofre apagão geral devido a pane no sistema elétrico

Presidente chinês defende política econômica mais 'proativa' em 2025

Já é Ano Novo na Austrália: mundo recebe 2025 após ano marcado por guerras, eleições e olímpiadas

Xi Jinping promete a Putin promover a 'paz mundial', em sua mensagem de Ano Novo