Mundo

Após vencer em Iowa, Romney pensa em nova primária

Pré-candidato se dirige para New Hampshire, um território mais amigável, para a segunda disputa pela nomeação do partido na semana que vem

Entre os nomes republicanos, Romney conquistou 24,55% dos votos e Santorum obteve 24,54%. O deputado pelo Texas Ron Paul, ficou com 21,5% (Win McNamee/Getty Images)

Entre os nomes republicanos, Romney conquistou 24,55% dos votos e Santorum obteve 24,54%. O deputado pelo Texas Ron Paul, ficou com 21,5% (Win McNamee/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 13h22.

Des Moines - Após vencer o caucus republicano de Iowa, realizado na noite de terça-feira, Mitt Romney se dirige para New Hampshire, um território mais amigável, para a segunda disputa pela nomeação do partido na semana que vem. Apenas oito votos separaram Romney, ex-governador de Massachusetts, do ex-senador pela Pensilvânia, Rick Santorum, que conquistou repentinamente forte apoio no estado do meio-oeste norte-americano.

"Há um grande alvo em mim agora", afirmou Romney nesta quarta-feira. "Eu tenho ombros largos e estou disposto a lidar com isso."

Horas após o final do caucus, o presidente do partido Republicano em Iowa, Matt Strawn, informou que Romney obteve 30.015 votos, contra 30.007 de Santorum, que conquistou o apoio dos republicanos locais com seu apelo aos cristãos evangélicos e conservadores, num estado eminentemente agrícola e onde 91% da população é branca.

Embora tenha sido o vencedor nominal em Iowa, a campanha de Romney fracassou em compreender a mente da base republicana em Iowa e no restante do país. Esses eleitores se tornaram mais conservadores nos últimos anos e os veem com grande desconfiança por causa de suas posições moderadas no passado. Mas Romney é o favorito da cúpula do partido, que o vê como o candidato mais apto a derrotar Obama.

Mesmo antes do anúncio de sua vitória, Romney ignorou seus rivais republicanos e atacou Obama. "A distância entre suas promessas quatro anos atrás e sua performance é maior do que qualquer coisa que já vi em minha vida", disse ele a correligionários.

No total, mais de 122 mil pessoas votaram, um recorde para os republicanos de Iowa e o resultado foi adequado para uma corrida tão confusa como qualquer outra desde Iowa conquistou a liderança nas campanhas presidenciais, quatro décadas atrás.

Romney conquistou 24,55% dos votos e Santorum obteve 24,54%. O deputado pelo Texas Ron Paul, ficou com 21,5%. Paul ficou em terceiro e o ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, terminou a disputa em quarto lugar. Os dois prometeram levar suas campanhas para New Hampshire e seguir adiante. Já o governador do Texas, Rick Perry, quinto colocado, disse a seus partidários que voltaria para casa para reavaliar sua candidatura

A deputada Michele Bachmann, de Minnesota, terminou em sexto, e sua campanha parece estar no fim. Ela convocou uma coletiva de imprensa para falar sobre sua campanha, marcada para 14h (de Brasília). As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Oposição políticaPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal