Mundo

Após Pan, Toronto considera candidatura olímpica para 2024

Com o sucesso do Pan, a cidade canadense estuda a possibilidade de dar um salto ainda maior e apresentar sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024


	Encerramento do Pan de Toronto
 (REUTERS)

Encerramento do Pan de Toronto (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2015 às 18h12.

Toronto - Com o sucesso esportivo e de organização dos Jogos Pan-Americanos, a cidade canadense de Toronto estuda a possibilidade de dar um salto ainda maior e apresentar sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024.

Durante o Pan, o executivo-chefe do comitê organizador, Saäd Rafi, foi perguntado em várias ocasiões se o bom andamento do evento esportivo levaria Toronto a cobiçar ser sede de uma edição dos Jogos Olímpicos.

E, várias vezes, Rafi saiu com diplomacia da questão, explicando que estava concentrado em terminar com pé direito o Pan e ter o mesmo sucesso no Jogos Parapan-Americanos, que acontecerão de 7 a 15 de agosto. Isso não evitou que se multiplicassem as vozes em prol de uma candidatura a sede do maior evento esportivo do planeta.

Ontem, durante a cerimônia de encerramento do Pan, no Rogers Centre, Ivar Sisniega, vice-presidente da Organização Esportiva Pan-Americana (Odepa), que engloba os 41 comitês olímpicos do continente americano, qualificou a cidade, organização e instalações como "olímpica".

"Todos os que estivemos aqui estamos de acordo que Toronto e (o estado de) Ontário devem estar muito orgulhosos com a maneira que foram organizados estes maravilhosos Jogos, e têm todo o direito de imaginar e sonhar com um dia serem anfitriões dos Jogos Olímpicos", disse o dirigente diante de 40 mil espectadores.

Os principais responsáveis pelo movimento olímpico canadense também intensificaram nos últimos dias suas manifestações de apoio para que Toronto apresente sua candidatura, como o presidente do comitê olímpico do país (COC), Marcel Aubut.

"Acredito que há só um ponto ao qual os Jogos Pan-Americanos podem nos levar, e é aos Jogos Olímpicos", disse o dirigente no último sábado.

O presidente do Comitê Paralímpico do Canadá, Gaetan Tardif, argumentou que "a cidade de Toronto mostrou que seus cidadãos, infraestrutura, organização e líderes estão em nível mundial em relação à organização de jogos multideportivos".

O Rio de Janeiro seguiu um caminho parecido. Em 2007, foi a sede dos Jogos Pan-Americanos, e a experiência lhe serviu para apresentar sua bem-sucedida candidatura aos Jogos Olímpicos que do próximo ano, após fracassadas tentativas de receber o maior evento poliesportivo mundial. Toronto também tentou ser sede e perdeu nas cinco ocasiões em que concorreu: 1960, 1964, 1976, 1996 e 2008.

Mas quem realmente tem que decidir se Toronto se lançará na arena olímpica, o prefeito da cidade, se mostra mais cauteloso.

Em entrevista à Agência Efe durante o Pan, John Tory disse que era prematuro falar em uma possível candidatura olímpica e que não cogitará a questão até o fim do Parapan, em 15 de agosto.

Mas Toronto tem que tomar sua decisão rapidamente. O prazo para apresentar candidaturas para os Jogos Olímpicos de 2024 termina em 15 de setembro. O Comitê Olímpico Internacional (COI) elegerá a sede em 2017.

Acompanhe tudo sobre:EsportesJogos Pan-AmericanosOlimpíadasToronto

Mais de Mundo

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei