Após ataque, Coreia pode agir para estabilizar mercados
Autoridades do Banco Central sul-coreano e do governo devem se reunir nesta quarta-feira (24/11)
Da Redação
Publicado em 23 de novembro de 2010 às 07h48.
Seul - O governo da Coreia do Sul informou que está monitorando o comportamento dos mercados financeiros globais e que tomará medidas no mercado doméstico para evitar volatilidade. O comunicado surge após o ataque da Coreia do Norte contra uma ilha da Coreia do Sul. O mercado sul-coreano estava fechado quando o incidente ocorreu.
Autoridades de ministérios relacionados à economia e do Banco da Coreia (o banco central do país) devem se reunir em caráter de emergência amanhã "para avaliar o impacto do ataque da Coreia do Norte nos mercados financeiros e tomar medidas, se necessário", diz nota do Ministério das Finanças.
A Comissão de Serviços Financeiros e o Serviço de Supervisão Financeira disseram, paralelamente, que trabalharão em um plano de contingência para o caso de o ataque prejudicar o sentimento dos mercados.
A agência de classificação de risco Standard & Poor's disse que irá revisar a nota de crédito da Coreia do Sul se a tensão na península coreana aumentar. "Estamos monitorando os acontecimentos de perto", disse um porta-voz da agência. A Coreia do Sul possui rating (classificação de risco) de crédito A pela S&P, com perspectiva estável. As informações são da Dow Jones.