Antes de viajar, Dilma discute transição com líderes do PMDB
Aliados querem manter pelo menos 5 dos 6 ministérios conquistados com Lula
Da Redação
Publicado em 30 de novembro de 2010 às 14h00.
Brasília - A presidenta eleita Dilma Rousseff se reuniu por cerca de uma hora na manhã de hoje (30) com lideranças do PMDB, na Granja do Torto, onde Dilma está morando durante o período de transição. Estiveram na casa o presidente do Senado, José Sarney (AP), o senador Renan Calheiros (AL) e o presidente da Câmara e vice-presidente eleito, Michel Temer (SP).</p>
Logo após a reunião, a presidenta eleita deixou a residência oficial de campo da Presidência da República com destino à Base Aérea de Brasília, onde embarca, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Pará. Dilma Rousseff acompanhará Lula na inauguração das eclusas da Hidrelétrica de Tucuruí, a 390 quilômetros de Belém.
Os três peemedebistas saíram da residência oficial de campo da Presidência da República sem falar com a imprensa. O partido aliado tem seis ministérios na gestão de Lula e negocia com Dilma como será a participação no próximo governo, que terá início no próximo ano.
No governo de Dilma, a legenda quer se manter em pelo menos cinco ministérios: Cidades, Minas e Energia, Agricultura, Integração Nacional e ainda uma nova pasta que reuniria as áreas de portos e o setor aéreo. O partido aceitaria, em último caso, perder os ministérios da Integração Nacional e das Comunicações.