Mundo

Aneel adia decisão sobre projeto da usina Santo Antônio

A Aneel adiou novamente, para a próxima terça-feira, a decisão sobre a expansão da capacidade da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO)


	Usina Santo Antônio: a decisão sobre a expansão já foi adiada anteriormente, diante das divergências e complexidade do tema
 (Germano Lüders/EXAME)

Usina Santo Antônio: a decisão sobre a expansão já foi adiada anteriormente, diante das divergências e complexidade do tema (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2013 às 18h29.

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou novamente, para a próxima terça-feira, a decisão sobre a expansão da capacidade da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO).

O voto do diretor Julião Coelho, que ainda não foi colocado em votação, prevê a aprovação da expansão, mas condicionada à cessão, para a usina vizinha, Jirau, de lastro equivalente a 24,3 megawatts médios de garantia física.

Essa cessão funciona como uma espécie de compensação porque a expansão de Santo Antônio poderia, na prática, limitar os planos de aumento da capacidade de Jirau.

"A cessão é para equalizar a limitação física. O que cada um quer (de expansão) supera o que é possível fisicamente", explicou Coelho.

O caso que está em análise na Aneel envolve a instalação de mais seis turbinas adicionais em Santo Antônio, com a elevação de sua cota no reservatório de 70,5 para 70,3 metros. Em termos de potência, isso representa um aumento de 3.150 megawatts (MW) para 3.569 MW.

A decisão sobre a expansão já foi adiada anteriormente, diante das divergências e complexidade do tema.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaHidrelétricasAneel

Mais de Mundo

Dinamarca diz que tensão com EUA sobre a Groenlândia diminuiu, mas 'crise' persiste

Netanyahu se reunirá com Trump na 4ª feira em Washington

Nova York pode se aproximar do recorde histórico de frio neste fim de semana

Cuba fecha hotéis e realoca turistas diante de cerco petrolífero dos EUA