Mundo

Anadarko anuncia negócio de US$ 21,1 bi em petróleo e gás

Empresa americana concorda em comprar Kerr-McGee e Western Gas Resources

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A empresa americana Anadarko Petroleum concordou em comprar a Kerr-McGee e a Western Gas Resources em duas negociações separadas, pagando um total de 21,1 bilhões de dólares - além de assumir uma dívida de 2,2 bilhões. As diretorias das três companhias aprovaram o negócio, segundo reportagem do Wall Street Journal.

Com as aquisições, as vendas anuais da Anadarko vão mais que dobrar e a empresa vai aumentar sua participação em duas importantes regiões de extração de gás natural: o Golfo do México e as Montanhas Rochosas. Isso ocorre em um momento em que cresce a demanda e a produção permanece estagnada.

Com os dois negócios, nasce o maior produtor independente de petróleo e gás natural dos Estados Unidos (ou seja, uma empresa dedicada à extração, mas não ao refinamento).

A Anadarko vai pagar aproximadamente 16,4 bilhões de dólares (ou 70,50 dólares por ação) em dinheiro para a Kerr-McGee, baseada em Oklahoma, além de assumir uma dívida estimada em 1,6 bilhão. Também vai desembolsar cerca de 4,7 bilhões (61 dólares por ação) e assumir uma dívida de 560 milhões pela Western Gas. Nesta sexta-feira, as ações da Western Gas registraram alta de 46%. As da Kerr-McGee subiram 37%, e as da Anadarko, 4,9%.

Analistas afirmam que, com os custos da exploração de gás e petróleo crescendo e com a dificuldade em conseguir acesso a novas fontes, as empresas acabam recorrendo às aquisições como uma forma rápida e fácil de crescer.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

Mais na Exame