Mundo

Alerta de tsunami é retirado no Japão

O terremoto de oito graus na escala Richter registrado nas Ilhas Salomão não causou danos consideráveis nas zonas litorâneas do Japão

Foto de uma das pequenas ilhas de Salomão: o tremor matou pelo menos cinco pessoas (William West/AFP)

Foto de uma das pequenas ilhas de Salomão: o tremor matou pelo menos cinco pessoas (William West/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2013 às 12h50.

Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão retirou às 22h45 local (11h45 de Brasília) o alerta de tsunami dado após o terremoto de oito graus na escala Richter registrado nas Ilhas Salomão.

O tremor não causou danos consideráveis nas zonas litorâneas do Japão. O alerta foi ativado como medida de precaução para toda a costa oriental do país.

O terremoto que ocorreu hoje no Mar de Coral provocou um tsunami que matou pelo menos cinco pessoas. A agência japonesa advertiu sobre a possibilidade de ondas de cerca de 50 centímetros no litoral de 17 cidades.

Na ilha de Hachijojima (a 280 quilômetros de Tóquio) foi registrado a maior alta do nível do mar, de 40 centímetros. Já na ilha de Chichijima (a 980 quilômetros de Tóquio) e em pontos das cidades de Kochi e Miyazaki o mar subiu 20 centímetros, segundo a Agência Meteorológica. Nenhuma destas localidades sofreu danos.

No entanto, a televisão estatal japonesa 'NHK' e a autoridades locais pediram aos moradores das áreas afetadas pelo alerta que se afastassem do mar como medida de precaução. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAustráliaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips