Mundo

Alerta de tsunami é cancelado para Chile e Peru

Porém, um aviso para o Havaí foi mantido


	Idosa é evacuada de sua casa após terremoto no Chile: um terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter atingiu o norte do Chile na noite de ontem
 (REUTERS/Stringer)

Idosa é evacuada de sua casa após terremoto no Chile: um terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter atingiu o norte do Chile na noite de ontem (REUTERS/Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 06h52.

Washington - A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês) cancelou na madrugada desta quarta-feira o alerta de tsunami emitido para Chile, Peru e outros países com litoral no Oceano Pacífico, mas mantém um aviso para o Havaí, depois do terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter que atingiu o norte do Chile na noite de ontem.

"Com base nos dados disponíveis não é esperado um grande tsunami no estado do Havaí. No entanto, o nível do mar está mudando e podem ocorrer fortes correntes ao longo do litoral que podem ser perigosas para nadadores e embarcações, assim como para as pessoas que estejam próximas do mar", informou a NOAA em seu site.

A agência americana tinha emitido após o terremoto no Chile um alerta de tsunami para Chile, Peru e Equador, assim como um aviso para Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua e El Salvador.

As equipes do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) mediram em um primeiro momento o tremor com magnitude 8 na escala Richter, mas depois aumentaram para 8,2 e vão emitir boletins a cada hora para explicar o desenvolvimento do alerta, que estará vigente até que se especifique o contrário. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDesastres naturaisPeruTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA