Mundo

Alemanha convoca embaixador norte-coreano após teste nuclear

Rússia e Estados Unidos reagiram também ao novo teste nuclear da Coreia do Norte reivindicando ao país respeito das resoluções de Conselho de Segurança da ONU


	Berlim: o teste teve uma potência de 10 quilotons e causou um terremoto de magnitude 5 na escala Richter
 (John Macdougall/AFP)

Berlim: o teste teve uma potência de 10 quilotons e causou um terremoto de magnitude 5 na escala Richter (John Macdougall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 08h40.

Berlim - O governo alemão convocou nesta sexta-feira o embaixador da Coreia do Norte em Berlim após o novo teste nuclear realizado pelas autoridades de Pyongyang, uma "provocação" que viola as resoluções das Nações Unidas.

Em entrevista coletiva, o porta-voz da Chancelaria, Steffen Seibert, condenou "com toda contundência" um teste com o qual a Coreia do Norte procura de maneira "irresponsável" avançar na desestabilização do nordeste asiático.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) advertiu que o anúncio de Pyongyang representa uma "clara violação" das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e um ato "preocupante e lamentável".

Rússia e Estados Unidos reagiram também ao novo teste nuclear da Coreia do Norte reivindicando a este país respeito das resoluções de Conselho de Segurança da ONU que no passado condenaram ações similares.

A Coreia do Norte explicou que o teste nuclear realizado consistiu na detonação de uma ogiva nuclear que pode se acoplar a seus mísseis, o que de ser certo suporia um importante avanço nas capacidades militares do país.

O teste, que aconteceu na base de Punggye-ri ao nordeste do país, teve uma potência de 10 quilotons, segundo cálculos das Forças Armadas da vizinha Coreia do Sul, e causou um terremoto de magnitude 5 na escala Richter. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosCoreia do NorteÁsiaEuropaTestes nuclearesAlemanha

Mais de Mundo

Com 5.177 armas nucleares, EUA pode usar arsenal por míssil, avião e submarino

Paquistão pede aos EUA o adiamento em duas semanas do ultimato ao Irã para reabertura de Ormuz

Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta sobre reabertura do Estreito de Ormuz

Após ameaça de Trump, EUA negam especulações sobre possível uso de armas nucleares contra o Irã