Mundo

Alckmin é eleito governador de São Paulo

Ex-governador volta ao cargo e mantém PSDB no comando do estado pela quinta eleição consecutiva

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Brasília - Geraldo Alckimin (PSDB) foi eleito governador de São Paulo, em primeiro turno, com 50,63 % dos votos válidos. Já foram apuradas 99,08 % das urnas do Estado. Aloizio Mercadante (PT) ficou em segundo lugar com 35,22 %.

Geraldo Alckmin já governou São Paulo por duas vezes. A primeira vez foi quando substituiu Mário Covas. Depois ele foi reeleito governador.

Nascido em Pindamonhangaba, cidade do interior paulista, em 7 de novembro de 1952. Geraldo Alckmin acumula quase quarenta anos de vida pública. Formado em medicina, é casado, pai de três filhos, assume pela terceira vez o governo do estado de São Paulo.

Aos 19 anos, iniciou sua carreira na vida pública como o vereador. Na época, cursava o primeiro ano de medicina, e dava aulas particulares para pagar a faculdade. Com 23 anos, Alckmin se tornou o prefeito mais jovem da história da cidade. Em 1982, foi eleito deputado estadual pelo PMDB. No ano de 1986, elegeu-se deputado federal. Na época foi vice-líder da bancada na Assembleia Nacional Constituinte e, posteriormente, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Em 1994 Alckmin foi vice-governador de Mário Covas. Além das atribuições do cargo, coordenou o Programa Estadual de Desestatização do Governo de São Paulo. Com a morte de Covas, em 2001, assumiu o governo e se reelegeu em 2002 .

Geraldo Alckmin chegou a concorrer à prefeitura de São Paulo em dois momentos: no ano de 2000 e 2008. Nas eleições de 2006, foi candidato à Presidência da República. Em 2009 assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento de São Paulo.

Leia mais sobre São Paulo

Siga as notícias de Eleições no Twitter

Conheça os estados que já têm governador definido

 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDemocraciaEleiçõesEleições 2010Metrópoles globaisPolítica no Brasilsao-paulo

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano