Mundo

Al-Qaeda nega sequestro de britânico libertado no Iêmen

Autoridades de Abu Dhabi informaram no fim de semana que as tropas do país mobilizadas no Iêmen libertaram Robert Douglas Semple, um engenheiro de 64 anos


	Combatentes da Al Qaeda: "O governo dos EAU afirma ter libertado um britânico que estava sequestrado pela Al Qaeda. Esta informação é falsa, já que nós não temos reféns britânico"
 (Guillaume Briquet/AFP)

Combatentes da Al Qaeda: "O governo dos EAU afirma ter libertado um britânico que estava sequestrado pela Al Qaeda. Esta informação é falsa, já que nós não temos reféns britânico" (Guillaume Briquet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2015 às 09h47.

O braço iemenita do grupo jihadista Al Qaeda negou em um comunicado o sequestro do engenheiro britânico que foi libertado no fim de semana por tropas dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

As autoridades de Abu Dhabi informaram no fim de semana que as tropas do país mobilizadas no Iêmen libertaram Robert Douglas Semple, um engenheiro de 64 anos que estava sequestrado há 18 meses no sul do Iêmen.

"O governo dos EAU afirma ter libertado um britânico que estava sequestrado pela Al Qaeda. Esta informação é falsa, já que nós não temos reféns britânico", afirma o grupo Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) em um comunicado publicado em fóruns on-line utilizados pelos jihadistas.

Os EAU integram a coalizão reunida em março pela Arábia Saudita para bombardear e impedir que os rebeldes xiitas iemenitas assumam o controle do conjunto do país, cenário de um conflito que provocou a fuga do governo para o exílio em Riad.

O braço local da Al-Qaeda aproveitou o conflito para conquistar vários territórios, incluindo zonas da província de Hadramawt, para onde Semple foi levado depois do sequestro na capital do país.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaEmirados ÁrabesIslamismoSequestrosTerrorismo

Mais de Mundo

Eleições na Venezuela: procurador-geral acusa oposição de hackear sistema eleitoral

Sanções impostas à Venezuela pelos EUA podem aumentar crise migratória

Ex-presidente da Argentina cobra posicionamento de Lula sobre eleições na Venezuela

Eleições na Venezuela: CNE declara Maduro vencedor e Caracas tem protestos nas ruas

Mais na Exame