Al Qaeda na Síria e outras facções tomam importante base

ONG precisou que os insurgentes conquistaram o domínio da base e da cidade de Al Matsuma após expulsar as forças leais ao regime de Bashar al Assad

Beirute - A Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, e outras facções rebeldes arrebataram nesta terça-feira do Exército o controle do quartel de Al Mastuma, o maior da província setentrional de Idlib, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG precisou que os insurgentes conquistaram o domínio da base e da cidade homônima após expulsar as forças leais ao regime de Bashar al Assad.

No ataque a Al Mastuma, que durou vários dias, participaram junto à Frente al Nusra combatentes de diferentes grupos como o Exército do Fatah, os Soldados de al-Aqsa e a Legião do Levante, entre outros.

Al Mastuma era um dos pontos mais importantes que ficavam em mãos das autoridades na província de Idlib, que está quase sob controle total dos opositores.

Em poder do regime estão apenas Ariha e Mehambal, as montanhas de Al Arbain, o aeroporto militar de Al Zuhur -cercado pelos islamitas há mais de dois anos- e duas povoações habitadas por xiitas.

A cidade de Idlib, tomada pelos rebeldes no final de março, é a segunda capital provincial fora do controle do regime de Bashar al Assad, após Al Raqqah, ocupada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.